Tecnologia, carreira e notícias

 

Transformação Digital – do Conceito à Ação

Desde o final do sec. XIX vivemos um sistema produtivo Tayloriano. Produção em larga escala, alto nível de padronização, pouca variedade de produtos e, acima de tudo, baixo custo. Atender o cliente? Como dizia Henry Ford sobre seu Ford T, “o carro está disponível em qualquer cor, contanto que seja preto”.

Com o surgimento comercial da Internet nos anos 90 e especialmente com seu crescimento a partir de 2010, novas tecnologias surgiram tais como Inteligência Artificial (IA), Internet-das-Coisas (IoT), Data Analytics, Machine Learning e outras. Essas tecnologias viabilizaram modelos de negócio impossíveis até então de existir.

A disponibilidade de estoque físico de produtos num determinado local deixou de ser uma restrição. Amazon e Alibaba são claros exemplos disso. Com mais de 1 milhão de SKUs (unidades diferentes de estoque) esses marketplaces são capazes de oferecer uma quantidade quase infinita de produtos online. É a chamada “Cauda Longa”, conceito criado por Chris Anderson (editor da revista Wired), em 2014, onde ele mostra que a Internet possibilita a venda de uma variedade imensa de produtos sem as restrições de uma produção massificada.

O chamado Efeito Rede também é um dos mais importantes aspectos dessa Nova Economia. Graças a ele, empresas como AirBnB, Uber e várias outras estão se beneficiando do crescimento de suas comunidades, tanto de consumidores quanto de produtores ou prestadores de serviço. Essas plataformas digitais crescem baseado no crescimento de suas comunidades. A partir dessas quantidades, é possível se oferecer mais produtos, mais serviços e se conquistar mais membros. Vejam o Whatsapp, no momento oferecendo o pagamento instantâneo para seus 120 milhões de membros.

O grande desafio aqui é que a maioria dos executivos não possui conhecimento de tecnologia, e portanto ainda têm dificuldade para entender os riscos e as oportunidades trazidos pela Nova Economia. Num cenário onde o cliente é quem escolhe o produto, onde a desintermediação é cada vez maior, onde as novas gerações importam-se mais com o uso dos ativos do que com a propriedade (automóveis, apartamentos), onde pode-se crescer exponencialmente com plataformas digitais, transformar-se produtos em serviços, é fundamental que se domine esses conceitos e categorias, para se articular estratégias digitais de sucesso. A isso é que chamamos de Transformação Digital.

A Cena Digital (www.cenadigital.co), empresa de consultoria focada em Transformação Digital, está lançando sua Academia de Transformação Digital em agosto de 2020, com o objetivo de capacitar executivos e gestores a planejar e implementar jornadas de Transformação de sucesso, utilizando as melhores práticas e dinâmicas de grupo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Artigos Relacionados

Categorias
Artigos mais lidos
Chamada pra Ação

Contrate Os Melhores Profissionais de TI